Grupo de Pesquisa em História da Educação em Ciências

Produções

Artigos em Destaque

MELONI, REGINALDO ALBERTO; LOPES, ALICE CASIMIRO . Produção de Sentidos pelas Imagens em Livros Didáticos de Química. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 26, p. 1/e20052-15, 2020.

BIANCO, ANDRÉ AMARAL GONÇALVES ; MELONI, REGINALDO ALBERTO . O Conhecimento Escolar: Um Estudo do Tema Diagrama de Linus Pauling em Livros Didáticos de Química - 1960/1970. Química Nova na Escola (online), v. 41, p. 148-155, 2019.

ALMEIDA, R. M. ; REGINALDO ALBERTO, MELONI . As atividades experimentais nas propostas curriculares para o ensino de química ? 1977/1988. Scientia Naturalis, v. 1, p. 14-26, 2019.

MELONI, REGINALDO ALBERTO; ALCÂNTARA, WIARA ROSA RIOS . Materiais didático-científicos e a história do ensino de ciências naturais em São Paulo (1880-1901). EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 45, p. e207546, 2019.

BARBOZA, R. & MELONI, R.A. A disciplina de história natural no século XIX: um estudo dos objetos de ensino.Revista Pedagogia em Foco, v. 13, p. 35, 2018.

MELONI, REGINALDO ALBERTO. O ensino das ciências da natureza no Brasil - 1942/1970. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 19, p. 191-215, 2018.

MELONI, REGINALDO ALBERTO. Rupturas e permanências: um estudo das imagens de objetos em manuais de ensino de Química - 1856/1971. IMAGENS DA EDUCAÇÃO, v. 8, p. 42015-16, 2018.

MELONI, R. A.. O ensino de Química nos Ginásios de São Paulo - 1896/1909. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 17, p. 97-120, 2017.

MELONI, REGINALDO ALBERTO; HÉLIO ELAEL BONINI, VIANA . O ensino de Química no Brasil e os debates sobre o atomismo: um estudo dos programas da educação secundária (1850-1931). QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 39, p. 46-51, 2017.

MELONI, R. A.; VIANA, H. E. B. . A invenção do átomo: representações corpusculares nos livros de didáticos de Química no Brasil ? 1931/1942. Enseñanza de las ciências, v. Nº extra, p. 3765-3771, 2017.

WALERIO, M. R. P. ; CARDOSO, G. O. ; MELONI, R. A. . Preservação e usos pedagógicos do patrimônio escolar: relato de uma experiência. Revista Pedagogia em Foco, v. 10, p. 104-113, 2015.

MELONI, R. A.; GRANATO, M. . Objetos de educação em ciências: um patrimônio a ser preservado. Revista Pedagogia em Foco, v. 9, p. 1, 2014.

MELONI, R. A.. A organização da disciplina de Physica-Chimica na escola secundária no Brasil: o caso do Colégio Culto à Ciência de Campinas. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 34, p. 35-40, 2012.

 

Livros e Capítulos


MELONI, REGINALDO ALBERTO. A cultura material escolar: reflexões sobre a organização dos acervos e os usos como fontes de pesquisa e como material pedagógico. In: Ivanete Batista dos Santos; Elisabete Zardo Búrigo; Wagner Rodrigues Valente. (Org.). Materiais didáticos e história da educação matemática. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2020, v. 1, p. 9-23.

BARBOZA, R. ; MELONI, REGINALDO ALBERTO . Objetos de ensino de História Natural da Escola Caetano de Campos: considerações sobrea a aquisição, o uso e a preservação do acervo. In: Katya Mitsuko Zuquim Braghini; Kazumi Munakata; Marcus Aurelio Taborda de Oliveira.. (Org.). Novos diálogos sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. 1ed.São Paulo: EDUC, 2020, v. , p. 107-124.

VIANA, H.E.B.; MELONI, REGINALDO ALBERTO . OS MANUAIS DE ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL E A CIRCULAÇÃO DAS IDEIAS SOBRE O ATOMISMO NO SÉCULO XIX. In: Carmen Lúcia Voigt. (Org.). O Ensino de Química 1. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 244-255.

PALMA, R. S. ; MELONI, REGINALDO ALBERTO . Objetos de Educação em Ciências da Natureza: considerações sobre os processos de conservação e as possibilidades de usos pedagógicos. In: Fernando Magalhães; Luciana Ferreira da Costa; Francisca Hernández Hernández; Alan Curcino. (Org.). Museologia e Património. 1ed.Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria ? IPLeiria, 2019, v. 2, p. 211-245.

BARBOZA, R. & MARTORANO, S.A.A. O caso da vacina tríplice e o autismo: o que os erros nos ensinam sobre os aspectos da natureza da ciência. In: Breno Arsili Moura, Thais Cyrino de Mello Forato. (Org.). Histórias das Ciências, Epistemologia, Gênero e Arte: Ensaios para a Formação de Professores. 1ed.São Bernardo: UFABC, 2017, p. 53-70.

MARTORANO, S. A. A. ; MELONI, R. A. . A prática pedagógica de Química hoje: um desafio a ser enfrentado. In: Verilda Speridião Kluth. (Org.). Prática docente e formação de professores - Reflexões à luz do ensino de Ciências. 0ed.São Paulo: Alameda, 2017, v. , p. 149-168.

MELONI, R. A.. Considerações sobre o Seminário de Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação da Região Sul. In: Claudia Maffini Griboski e Stela Maria Meneghel.. (Org.). Anais dos seminários regionais sobre autoavaliação institucional e comissões próprias de avaliação (CPA). 1ed.Brasília, DF: INEP/MEC, 2015, v. , p. 38-45.

MELONI, R. A.. Tools for teaching Physics and Chemistry in secondary schools: The case of the Colégio Culto à Ciência, Brazil, 1899-1902. In: Marcus Granato; Marta Lourenço. (Org.). Scientific instruments in the history of science: Studies in transfer, use and preservation. 1ed.Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), 2014, v. 1, p. 247-257.

MELONI, R. A.. O ensino das ciências naturais e a educação superior no Brasil (1879-1900). In: José Maria Hernández Díaz. (Org.). Formación de élites y educación superior en iberoamérica (ss. XVI-XXI). 1ed.Salamanca: Hergar Ediciones Antema, 2012, v. 1, p. 333-341.

 

 

Audiovisual

Participação dos Profs. Reginaldo e Renato no Canal "Desenvolvimento Profissional" do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP). 2021.

Entrevista dada pelo Prof. Reginaldo Meloni para o programa "Fala, Doutor" da TV Cultura. 2011.

 

© 2013 - 2018 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 
Rua Sena Madureira, n.º 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001 

 

Sobre o portal | Comunicar erros no site